Instituto HOC

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

O Banco de Sangue do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Em 1955 foi fundado o Banco de Sangue do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, assumido em 1958, pelo médico Carlos Vita L. Abreu.

Em 1965, o médico Romualdo José Maria Gioachini foi integrado à entidade para compor a sociedade, a qual passou a ser denominada, em 1974, de Instituto HOC de Hemoterapia.

O pioneirismo sempre foi uma característica das atividades do Instituto HOC, pontuando os avanços tecnológicos e as atividades técnico-científicas, preservando a qualidade nas coletas de sangue e hemocomponentes e em seus procedimentos transfusionais . Foi um dos primeiros bancos de sangue a instituir, na época, a chamada Enfermeira Padrão; também foi um dos primeiros a possuir equipamentos de aférese (separação do sangue)e a realizar o testes de Hepatite C e HIV, no Brasil.

O padrão de qualidade, aliado à performance inovadora do Instituto HOC foram a garantia dos mais de 50 anos de parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O Banco de Sangue mantém o mesmo espírito e conceito de trabalho através dos anos, sempre aprimorando suas técnicas e serviços por meio de uma equipe multidisciplinar formada por médicos hematologistas e hemoterapeutas, enfermeiros, biomédicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos, auxiliares de enfermagem e equipe administrativa, os quais são a garantia da segurança e qualidade dos serviços.